quinta-feira, 5 de junho de 2008

Robô Chama anda como ser humano estável

Depois do segundo ano de vida, o simples ato de andar para os seres humanos é algo descomplicado e habitual, pelo menos para a grande maioria. Contudo, para os robôs bípedes que existem desde o ano de 1970, não é algo tão fácil, já que são raros os que simulam a real forma de andar do ser humano, dada a complexidade da mecanização das ações.

Aprofundando este tema, foi postada a notícia "Robô Chama anda como ser humano de forma estável", no site "Inovação Tecnológica":

"Ao mesmo tempo, destrinchar todos os movimentos individuais que compõem o andar humano pode se tornar uma ferramenta valiosa no treinamento de atletas, no desenvolvimento de melhores aparelhos de ginástica e no tratamento de pessoas com dificuldades de movimento em razão de acidentes ou derrames cerebrais.

Este foi o enfoque do pesquisador holandês Daan Hobbelen ao desenvolver o seu robô Flame (Chama). O Chama comprova de forma definitiva que um robô pode ser, ao mesmo tempo, estável e eficiente em termos de consumo de energia."



Nenhum comentário: